Gazeta Musical

Sobre música, da música, para a música!

sexta-feira, novembro 30, 2007

Surpresas que nos fazem felizes!


Contra todas as expectativas, o Estado lá acabou por exercer o seu direito de opção na aquisição do quadro "Enterro do Senhor" de Giovanni Tiepolo! Uma surpresa e um verdadeiro milagre… já os Canelettos e os Bouchers da colecção Champalimaud… foram-se!
Segue-se a transcrição da noticia do Expresso:
“O "Enterro do Senhor" da autoria do pintor veneziano do século XVIII, Giovanni Tiepolo, foi vendido por um milhão e meio de euros mais 20% de comissão, valor cobrado pela leiloeira, neste caso a Leiria e Nascimento, sendo actualmente a obra de arte mais cara a ser vendida num leilão em Portugal.
Contra todas as expectativas o Estado acabou por exercer o direito de opção na aquisição do quadro, pois já tinha recusado anteriormente a oportunidade de o comprar directamente aos donos.
O Estado fez-se representar por Fernando Mota Carneiro, do Instituto dos Museus e da Conservação, que não soube precisar a origem da verba despendida na aquisição da obra, ou seja, se provém do Estado ou de mecenas.
O quadro deverá passar a integrar a colecção do Museu Nacional de Arte Antiga.
A raridade e qualidade das obras deste pintor veneziano tornam-nas muito procuradas no mercado internacional (ver quadro). O 'Enterro do Senhor' ocupa agora o segundo lugar na lista das obras mais bem vendidas de Giovanni Tiepolo”