Temporada de Música Gulbenkian 2006-2007
De ficar de queixo caído… um luxo como há muito não se via por aquela casa!
Benditos 50 anos!
Sobre música, da música, para a música!
De ficar de queixo caído… um luxo como há muito não se via por aquela casa!
Nada me dá mais prazer do que almoçar fora à sexta-feira… é o prenúncio dolente do fim-de-semana que se aproxima. No verão, todo este mise en cène ganha um pequeno detalhe… é acompanhado por um gin tónico, ou dois, quiçá três!
Damos início ao nosso “bloco informativo” que, ao longo dos próximos tempos, abordará o que de mais significante ocorre por esse mundo fora no domínio da música.
UK
Já se conhece a temporada da BBC Proms que este ano dedicará particular atenção à obra de Mozart e Shostakovich. Para além dos 73 concertos no Royal Albert Hall, haverá ainda 8 concertos de música de câmara no Cadogan Hall, a decorrer entre 14 de Julho e 9 de Setembro. A 17 de Julho será o concerto em homenagem à rainha Isabel II, pelo seu 80º aniversário, para o qual Sir Peter Maxwell Davies, Master of the Queen’s Music, e Andrew Motion, Poet Laureate, criaram A Little Birthday Music, para coro sinfónico infantil e orquestra. Para os interessados http://www.bbc.co.uk/proms/ .
E.U.A
Uma das orquestras mais conceituadas dos E.U.A., a Chicago Symphony Orchestra anunciou a 27 de Abril que Bernard Haitink assumirá o cargo de maestro principal durante a temporada de 2007-2008. Nascido em Amesterdão a 4 de Março de 1929, Haitink é um dos maestros mais importantes dos últimos 30 anos do século XX. Director musical da Koninklijk Concertgebouworkest de Amesterdão durante 25 anos (1964-1988), da London Philharmonic (1967-1979), do Glyndebourne Festival Opera (1978-1988), do Covent Garden (1988-2002), e da Dresden Staatskapelle (2002-2004), Haitink dirige, já em Outubro, a Chicago Symphony Orchestra num concerto com a Sinfonia n.º3 de Mahler.
Já na temporada de 2006-2007, Pierre Boulez assumirá o cargo de maestro emeritus. A sua colaboração com a Chicago Symphony Orchestra remonta a 1969, sendo que desde 1995 era o maestro convidado principal “Helen Regenstein”.
Contudo, o lugar de director artístico continua vago desde a saída de Daniel Barenboim, depois de 15 anos à frente desta orquestra.
~~
No passado mês de Março o milionário Bruce Koyner doou uma colecção de 139 manuscritos musicais à Julliard School, em Nova Iorque, instituição onde ocupa o lugar de presidente do conselho de administração. Dos diversos manuscritos destacam-se obras de Beethoven, Brahms, Mahler, Mozart, Schumann, Stravinsky, Wagner e ainda o curiosíssimo original do Concerto para Clarinete de Copland, que conta com correcções de Benny Goodman. Apartir de 2009-2010 será possível consultar esta colecção, que passará a ser designada por Julliard Manuscript Collection. Em entrevista ao New York Times, Bruno Koyner afirmou “não quis que esta colecção tivesse o meu nome… não sou a favor do culto dos nomes”. Nem tudo nos E.U.A é mau...
podes levar os dias que trouxeste