Gazeta Musical

Sobre música, da música, para a música!

sábado, maio 27, 2006

Temporada de Música Gulbenkian 2006-2007

De ficar de queixo caído… um luxo como há muito não se via por aquela casa!
Benditos 50 anos!

sexta-feira, maio 12, 2006

Conversas d'almoço

Nada me dá mais prazer do que almoçar fora à sexta-feira… é o prenúncio dolente do fim-de-semana que se aproxima. No verão, todo este mise en cène ganha um pequeno detalhe… é acompanhado por um gin tónico, ou dois, quiçá três!
O almoço de hoje parecia rotineiro, bem disposto, mas normal. No seguimento de uma conversa, diz-me o meu interlocutor:
- Sabias que há uns anos, durante o consulado cavaquista, o Teatro Nacional de São Carlos esteve para ser vendido?”
- Sério? – Perguntei estupefacto.
- Nem mais! Uma negociata apalavrada entre a seguradora X e o secretário de estado Y. E para cúmulo, quando confrontado com o desemprego evidente do corpo artístico do teatro, o secretário de estado respondeu “Mas há aí tantos casamentos onde podem tocar!”

P.S. A propósito deste episódio ocorre-me um outro passado, também ele, há um bom par de anos. A Escola Superior de Música de Lisboa avisara o Ministério da Educação que o edifício onde estava instalado não suportava o peso de todo o equipamento escolar, pelo que era necessário tomar medidas urgentes para solucionar o problema. Numa celeridade pouco comum, o secretário de estado prontificou-se a fazer uma visita ao edifício. No fim do seu périplo pela escola, retorquiu sapientemente ao director:
- Ouça lá, e que tal tirar todos os armários pretos das salas? Têm um aspecto pesadíssimo!
Perplexo com o que ouvira, o director respondeu:
- Refere-se aos pianos verticais, certo?
- Esses mesmos!

quinta-feira, maio 04, 2006

Notícias

Damos início ao nosso “bloco informativo” que, ao longo dos próximos tempos, abordará o que de mais significante ocorre por esse mundo fora no domínio da música.

UK
Já se conhece a temporada da BBC Proms que este ano dedicará particular atenção à obra de Mozart e Shostakovich. Para além dos 73 concertos no Royal Albert Hall, haverá ainda 8 concertos de música de câmara no Cadogan Hall, a decorrer entre 14 de Julho e 9 de Setembro. A 17 de Julho será o concerto em homenagem à rainha Isabel II, pelo seu 80º aniversário, para o qual Sir Peter Maxwell Davies, Master of the Queen’s Music, e Andrew Motion, Poet Laureate, criaram A Little Birthday Music, para coro sinfónico infantil e orquestra. Para os interessados http://www.bbc.co.uk/proms/ .

E.U.A
Uma das orquestras mais conceituadas dos E.U.A., a Chicago Symphony Orchestra anunciou a 27 de Abril que Bernard Haitink assumirá o cargo de maestro principal durante a temporada de 2007-2008. Nascido em Amesterdão a 4 de Março de 1929, Haitink é um dos maestros mais importantes dos últimos 30 anos do século XX. Director musical da Koninklijk Concertgebouworkest de Amesterdão durante 25 anos (1964-1988), da London Philharmonic (1967-1979), do Glyndebourne Festival Opera (1978-1988), do Covent Garden (1988-2002), e da Dresden Staatskapelle (2002-2004), Haitink dirige, já em Outubro, a Chicago Symphony Orchestra num concerto com a Sinfonia n.º3 de Mahler.
Já na temporada de 2006-2007, Pierre Boulez assumirá o cargo de maestro emeritus. A sua colaboração com a Chicago Symphony Orchestra remonta a 1969, sendo que desde 1995 era o maestro convidado principal “Helen Regenstein”.
Contudo, o lugar de director artístico continua vago desde a saída de Daniel Barenboim, depois de 15 anos à frente desta orquestra.

~~

No passado mês de Março o milionário Bruce Koyner doou uma colecção de 139 manuscritos musicais à Julliard School, em Nova Iorque, instituição onde ocupa o lugar de presidente do conselho de administração. Dos diversos manuscritos destacam-se obras de Beethoven, Brahms, Mahler, Mozart, Schumann, Stravinsky, Wagner e ainda o curiosíssimo original do Concerto para Clarinete de Copland, que conta com correcções de Benny Goodman. Apartir de 2009-2010 será possível consultar esta colecção, que passará a ser designada por Julliard Manuscript Collection. Em entrevista ao New York Times, Bruno Koyner afirmou “não quis que esta colecção tivesse o meu nome… não sou a favor do culto dos nomes”. Nem tudo nos E.U.A é mau...

quarta-feira, maio 03, 2006

O vos omnes qui transivit per viam...atendite et videte...

podes levar os dias que trouxeste

os pássaros soterraram agosto
e sem lugar um homem cega pela janela
o mar que jura ter tocado com o sangue

podia ter sido o amor se não tivesse vindo
tão directamente da sede
um duplo rosto de enganos e os braços
que saíram desertos
o eco da morte reverbera na pele
com que vejo a tua ausência encher as ruas
um choro de papel cai pela terra
e nunca foi tão tarde ser depois

daqui onde o grito surdo incendeia
a refutação da madrugada
donde o crânio esmaga o coraçao
um homem corta pela janela
a própria certeza de ter sido

não é tarde demais para uma manhã
que foi a enterrar em tantas noites

as escadas morreram de sede
a terra caiu em nunca

podes levar os dias que trouxeste

in Pedro Sena-Lino, zona de perda, livro de albas