Gazeta Musical

Sobre música, da música, para a música!

segunda-feira, dezembro 31, 2007

ANO NOVO


Bom ano 2008!

terça-feira, dezembro 25, 2007

Natal





sábado, dezembro 15, 2007

Bons exemplos



Depois das vicissitudes costumeiras, próprias da nossa terrinha, Filipe Faria e a sua Arte das Musas, em parceria com a Diocese de Beja, dão inicio à 4ª edição do Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo – Terras Sem Sombra com um concerto em Mértola, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Entre-as-Vinhas.

PROGRAMA
Mediterræ:
As Devoções Eruditas e Populares no Eixo Latino Mediterrânico


Sete Lágrimas (2007) adapt., Portugal
Sobre a Recercada Segunda de Diego Ortiz
Claude Goudimel (1514?-1572), França (adapt. Sete Lágrimas)
Seigneur écoute ma priére
Tomás Luis de Victoria (1548-1611), Espanha
O vos omnes
Diogo Dias Melgaz (1638-1700), Portugal
In monte oliveti
Carlo Gesualdo (1566-1613), Itália
O vos omnes
D. João IV (1603-1656) [atribuído], Portugal
Crux fidelis
Tradicional, Espanha (Catalunha)
El noi de la maré
Josquin Desprez (1450?-1521), França
Ave Maria
Guillaume Dufay (1397-1474), França
Ave regina cælorum
Claude Goudimel (1514?-1572), França (adapt. Sete Lágrimas)
Sur ta montagne
Vilancico Anónimo (Século XVI), Portugal
Senhora del mundo
Tradicional, Itália (Piemonte)
Gesu bambin l'è nato
Claude Goudimel (1514?-1572), França (adapt. Sete Lágrimas)
Je chanterai car Dieu est ma lumière
Llibre Vermell de Montserrat (Século XIV), Espanha
Mariam Matrem
Claude Goudimel (1514?-1572), França (adapt. Sete Lágrimas)
Oh! que c'est chose belle
Juan de Anchieta (1462-1523), Espanha
Con amores la mi madre
Tradicional, Itália (Lombardia)
San Giuseppe e la Madonna
Cancionero de Montecassino (Século XV), Espanha
Adoramus Te
Claude Goudimel (1514?-1572), França (adapt. Sete Lágrimas)
La terre au Seigneur appartient


http://www.terrassemsombra.com/

sexta-feira, dezembro 14, 2007

O homem que se segue...

Se Christophe Damman é um profissional sério e consciente, facto sobre o qual temos algumas dúvidas, deveria cancelar as próximas récitas do Rigoletto e repensar a fundo na estratégia a seguir, se é que existiu alguma até à data!
O que está à vista é uma tragédia sem nome… e se o alemão julga que os portugueses são uns pacóvios (no geral, sim, são, mas ainda restam algumas excepções!) esquece-se que o último Duque de Mântua em São Carlos chamava-se Alfredo Kraus.
Mas, comparações à parte, óperas como o Rigoletto não se compadecem de jovens cantores, por muito promissores que sejam. Saimir Pirgu não tem nervo para um papel desta envergadura e quanto a Chelsey Schill melhor fora esperar mais uns anos antes de se aventurar em Caro nome "e companhia”. Em ópera não bastam vozes bonitas… onde está a “intensidade dramática” de toda a trama, o “recorte emocional das personagens”, como acertadamente nos diz Paula Gomes Ribeiro?
Será que Christophe Damman não ouviu a pateada e os “buhs” no final das récitas de 10 e 11? E diz ele, numa recente entrevista, que começou a sua carreira como cantor… imagina-se a qualidade…
E o que será que pensou a excelsa ministra da "cultura" da récita de 12? Terá entregue a medalha de mérito cultural ao BCP e depois, a pretexto de algum achaque, ter-se-á retirado placidamente, não fosse presenciar uma valente pateada no teatro que tutela?!
O que se está a passar no São Carlos é uma tragédia sem fim à vista…

Oh! Quanto dolor!...
Che spremere
Sì amaro pianto può

Pouca Sensibilidade e mau Senso


Os portugueses são peritos em “borrar a pintura”…
Tanto cantor, tanto músico e logo haviam de escolher a Dulce Pontes para a pomposa assinatura do Tratado de Lisboa… não posso imaginar pior escolha!
Foi uma berraria deprimente! Enfim…

P.S. Já ninguém se lembra do fiasco que foi o “suposto” dueto com o Carreras?!

terça-feira, dezembro 11, 2007

Quase entrevista…

segunda-feira, dezembro 10, 2007

KARLHEINZ STOCKHAUSEN


22 de Agosto de 1928
~~~
5 de Dezembro de 2007

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Sequentia








Dêem-se ao respeito…

Recebi há dias um mail deveras intrigante que se resumia ao que se segue:

A Nova Orquestra de Lisboa esclarece que é totalmente alheia à organização e produção do Concerto que se realizou no passado dia 2 de Novembro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, onde foi interpretado o Requiem de G. Verdi, sob a direcção de Albertino Monteiro e lamenta a confundibilidade do nome das formações instrumentais e corais nele intervenientes.
A Direcção da NOL


http://www.novaorquestralisboa.com/

Como este blogue é sobre música, e músicos, não tecerei qualquer tipo de considerações sobre esse senhor mas, não resisto a transcrever parte de uma conversa tida há dias com um Professor Doutor:
- Então que tal esse Requiem de Verdi?
- Correu muito bem, o Albertino conseguiu marcar o tempo do princípio ao fim!

P.S. Como diria um velho conhecido nosso “Bas quem não é Músico fique em casa a fritar pasteis!”